Hoje muito se fala sobre como evoluir tecnologicamente, o uso de novas tecnologias como diferencias competitivos, e em vários casos, tais como Blockbuster e Amazon, se nota que a adoção tecnologica impacta diretamente a vida das empresas. Blockbuster era a maior locadora de fitas de VHS, hoje existem pessoas que nem sabe o que é VHS e acabou por não se adaptar as novas demandas do mercado; já a Amazon, que nasceu neste novo mercado, se tornou o maior varejista do mundo sem ter sequer uma loja física.
A atual sopa de letrinhas de TI: BPM, IoT, IA, EIM, ECM, CCM, CEM, APPs, EAM, ERP; não garante a liderança, permanencia ou diferencias competitivos para as empresas. A adoção de uma determinada tecnologia não deve ser considerada como um dos fundamentos para o modelo de negocios, mas sim um apoio de tal forma a ser utilizada como um meio para atingimento dos resultados e não o objetivo final.
A busca de resultados deve ser fundamentada de forma simples e palpável:
1. Conhecer a empresa (Onde estou) É o conhecido Assessment, levantar o “as is”, fazer um diagnóstico. Esta etapa costuma ter várias nomes e diversas ferramentas podem ser utilizadas. O foco desta etapa é identificar onde a empresa esta, como são seus processos atuais e onde ela que resultados ela esta atingindo da forma que trabalha hoje.
2. Determinar o futuro (Onde quero chegar) Idealizar onde a empresa quer chegar. Em algumas empresas pode ser chamado Missão e Visão, em outras pode ser simplesmente aumentar as vendas e/ou reduzir os custos. O importante aqui é pensar onde chegar sem considerar as limitações atuais, mas dentro do possível ser realista.
3. Planejar (Como chegar lá) Esta é a etapa onde se define o que fazer para sair de ONDE ESTOU e ir para ONDE QUERO CHEGAR. Para isso, é necessário se pensar em 3 frentes: 1-Pessoas: Ter as pessoas certas nos locais corretos. 2-Processos: Ter os processos corretos e ajustados para atingir os resultados. 3-Tecnologia: Ter a tecnologia que permita atingir o resultado.
4. Executar (Chegando onde quero)
Talvez a coisa mais importante nesta etapa seja o começar a fazer. Começar com as pessoas certas, com prazos acordados, com acompanhamento periódico e com as correções necessárias durante o processo. Além de todos terem claro o que precisa ser feito, importante que no acompanhamento periódico se alinhem as diretrizes, as alterações necessárias do plano inicial, os impactos da mudança e principamente o envolvimento de todos na organização.
Sobre o uso da tecnologia: O uso da tecnologia acelera os processos de forma eficaz, mas se o processo estiver fazendo algo errado e que não atenda a qualidade desejada, a adoção da tecnologia só vai acelerar o erro e transferir o problema para outra parte do proceso. Um bom exemplo disso esta no livro “A Meta” de Goldratt.
Enfim, a tecnologia deve sim ser utilizada, mas como parte de um processo de melhoria e de busca de resultados, e não o uso da tecnologia por si só.